[REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660 Ti demonstra força no seguimento intermediário (GK104)

16 de agosto de 2012



 

Um pouco mais de quatro meses atrás, NVIDIA lançou a linha Kepler no mercado e teve uma boa recepção, os pontos altos desta geração foi a marcante performance alta e relativamente baixo consumo do modelo GTX 680, um marco em termos de eficiência por watt versus quadros por segundo do poderoso chip GK 104. Na sequência, em maio deste ano, chegou a aclamada GTX 670 também usando o GK 104 porém com 1 SMX a menos dos 8 que a GTX 680 possuía, uma placa que segue a mesma ideologia de performance por watt e se tornou uma opção melhor do que a GTX 680 devido ao preço (~100 dólares a menos) e performance. Hoje é a vez da linha intermediária a começar pelo seu expoente mais rápido, a nova GeForce GTX 660 Ti (Titanium) chega ao mercado com a expectativa de ser superior à série AMD HD 7800 já presente no mercado desde março deste ano, mercado este onde grande parte dos PCzeiros realmente focam para fazer seus upgrades devido aos preços menores.

Obviamente a AMD Radeon HD 7870/7850 reinou isolada todos estes meses por não ter concorrentes de nova geração, o que fez seus preços não serem os melhores para o consumidor final, agora com a entrada da GeForce GTX 660 Ti, poderemos esperar uma concorrência maior e finalmente melhores preços neste seguimento, só resta saber se a GeForce GTX 660 Ti consegue fazer isso, veremos.

Alguns se perguntarão o porque de usar a sigla Ti do elemento Titanium, basicamente na natureza ele forma ligas fortes e leves, sendo o metal mais forte existente, NVIDIA quer dar a mesma sensação para esta placa, apesar de estar orientada para uma seção intermediária de mercado e ter especificações menores, esta placa vai fazer os concorrentes diretos e até aqueles que não seriam tão diretos assim, sentir a força do seu poderoso chip, o mesmo da GTX 680 e GTX 670, sim, o mesmo, porém com algumas reconfigurações de ROPs, barramento de memória e texturas (vide tabela abaixo).  A GTX 660 Ti substitui o modelo GTX 560 Ti baseado na geração anterior, que não foi um chip tão brilhante assim se comparado a atual 660 Ti.

O layout físico desta placa é o mesmo do modelo GTX 670, o que dá uma grande vantagem para a NVIDIA em termos de custos e abre a imaginação dos parceiros para implementarem sistemas de refrigeração melhores como vemos nas fotos deste review.

NVIDIA quer que este modelo seja o preferencial para os jogadores que ainda tenham configurações antigas, quem usa ainda uma GeForce GTX 260 ou Radeon HD 4870 poderá esperar desempenho até 3 vezes maior hoje da GTX 660 Ti, já quem tem uma GeForce GTX 470 (como o editor do framebuffer), a melhoria de performance estaria em até 2 vezes.

A performance alvo da GTX 660 Ti é algo acima da HD 7870, esbarrando na HD 7950 em vários casos. Se você é um overclocker, verá que ela poderá exceder a performance da HD 7950 e começar a beliscar modelos como GTX 670 e HD 7970, notavelmente ela se tornará a opção de escolha definitiva, caso a concorrência não se mova.

Em termos de diferenciais tecnológicos, este modelo herdou também os mesmos da linha superior, entre eles temos o NVIDIA Vsync Adaptável, o TXAA e novas instruções de aceleração para computação paralela além de unidade dedicada para conversão de vídeo, explicamos numa próxima seção mais detalhadamente tudo isso.

Vários fabricantes parceiros da NVIDIA como ASUS, Colorful, Galaxy, Gigabyte, MSI e Zotac estão implementando soluções próprias de refrigeração, incrementando as possibilidades para estes modelos baseados na NVIDIA GTX 660 Ti,  a impressão que dá, que o modelo referência não será tão extensivamente aproveitado como os sistemas customizados que vemos nas imagens abaixo :

O modelo vem municiado com 2GB de VRAM o que o deixa preparado para lidar com largas quantidades de texturas, uma tendência nos jogos mais modernos,  também se nota que o chip usado foi o GK104, uma opção teoricamente improvável  antes mas que virou realidade. Abaixo um resumo das especificações principais do modelo:

 

Estaremos dedicando um outro review exclusivo detalhando a arquitetura da placa e comparando com os modelos da linha Kepler e o curioso sistema de memória adotado neste modelo.

 

 VSync Adaptável (Adaptive Vsync)

Um dos recursos mais usados para diminuir da quantidade excessiva de quadros por segundo que um jogo produz é o VSync, ele permite que a placa de vídeo force a atualização a uma taxa contínua durante o gameplay. Funciona perfeitamente mas ele tem um sério efeito colateral quando a taxa de quadros renderizados pelo jogo eventualmente ficar abaixo da taxa de atualização do monitor, tipicamente 60 Hz. Quando isso acontecer, o sistema de sincronia do VSync irá diminuir a taxa de 60 Hz para 30 Hz, o que gera o trepidamento ou “stuttering” da imagem como normalmente chamamos. Basicamente o stuttering existirá se a sua placa de vídeo não consegue manter a taxa de quadros que o VSync primariamente se programou para rodar (60 quadros ou 30 quadros).

Uma das formas de compensar este problema é desabilitar o VSync nestes casos, porém aí entra um outro problema comum que os usuários enfrentam quando a taxa de quadros varia de forma exorbitante, a temida linha de corte ou “tear line” ou defeito “tearing”. Como não existe uma taxa de atualização homogênea e ou fixa, podem ocorrer duas atualizações na imagem ao mesmo tempo, de um quadro antigo com um quadro novo, gerando o efeito indesejado.

No vídeo abaixo, você pode ter uma ideia mais básica de como o “tearing” degrada a qualidade visual do seu jogo:

Nesta imagem  o “tearing” se inicia a partir do ponto #1 e termina no ponto #2.

Resolvendo tudo isso

O VSync Adaptável é a cura para todas estas doenças visuais da jogatina citadas anteriormente, os engenheiros da NVIDIA criaram um algorítimo que supervisiona em tempo real como anda a taxa de quadros do jogo, se ela cair abaixo de 60, o VSync é desligado automaticamente, se ela for maior que 60, o algorítimo reativa o VSync re-estabilizando a imagem e evitando problemas. Foi uma sacada simples mas que resolveu os sérios problemas que existem hoje na jogatina PC com games cada vez mais instáveis em desempenho e configurações de PCs cada vez mais “alienígenas” (ou ela é muito potente, ou muito fraca). Abaixo um slide da NVIDIA exemplificando como a taxa de quadros se mantém quando o recurso está ativado:

Este recurso é disponível na linha Fermi e também na linha Kepler da qual a NVIDIA GTX 660 Ti faz parte, estando na seguinte opção do painel de configuração da NVIDIA:

Repare que temos duas opções disponíveis para o VSync adaptativo, a primeira “Adaptável” estabiliza a 60 quadros por segundo (60 Hz configurados), preferencialmente deve ser usada se a taxa de quadros estiver variando acima de 51. Caso a taxa esteja variando entre 30 e 50, use a segunda opção, “Adaptável(metade da taxa de atualização)”.

Não use este Vsync  comum ou Adaptável se você tem problemas de performance ao rodar seu jogo, problemas como baixa quantidade de memória VRAM disponível da placa vão levar a travadas indesejadas mesmo estando em modo VSync Adaptável, nestes casos é sempre melhor desligar qualquer tipo de VSync.

A solução para o VSync tende a se tornar padrão no PC daqui para frente, eu apostaria que AMD já pode estar pensando em adicionar o recurso em seu painel, já que implementações de terceiros como o RadeonPro específico para placas Radeons já tem o recurso disponível em testes.

TXAA

Por muitos anos o Multisample Anti-Aliasing (MSAA) era o recurso mais aprimorado que se tinha para corrigir as falhas visuais ocasionadas por cantos de linhas de pixels em ângulos desfavoráveis, depois veio o MLAA e o FXAA que usam técnicas parecidas entre si mas diferentes do MSAA, elas aplicam um filtro posterior na imagem gerada para eliminação de tais falhas visuais. Todas estas soluções tem uma grande falha em comum, imagens em movimento que objetivam mostrar texturas transparentes ou grandes estruturas geométricas que replicam cantos e linhas, acabam cintilando aos olhos do espectador, o que prejudica a experiência gráfica final. Para demonstrar como isso é percebido, o vídeo abaixo feito pela equipe que desenvolveu a filtragem SMAA exemplifica bem este cintilamento ou “flickering”:

Repare que são demonstrados no vídeo o MSAA, FXAA, MLAA, CSAA, SMAA, e os únicos que se saem bem são o SMAA e o CSAA. SMAA é uma solução que tende a ser usada pela Crytek, já que um de seus idealizadores é Thiago Sousa que trabalha na empresa, o CSAA não é prático o suficiente pois é muito pesado.

NVIDIA precisava criar uma nova técnica de anti-aliasing que tivesse a leveza do FXAA, a proximidade com a qualidade do MSAA e também como bônus aplicasse a filtragem temporal para reduzir o “flickering” nas imagens, a solução foi denominada TXAA, é uma técnica de anti-aliasing que explora o alto desempenho do Kepler no que tange as instruções de “FP16 texture”,  combinando funções dedicadas com o mesmo tipo de efeitos usados em filmes de computação gráfica.   Disponível em dois modos:

  • O TXAA 1 equivale a qualidade visual do MSAA em 8x, mas com a performance de 2x.
  • O TXAA 2 oferece qualidade de imagem superior ao MSAA 8x, mas com performance de 4x.
Devido a chamadas específicas criadas para a linha Kepler, os jogos precisam implementar a compatibilidade, não sendo possível apenas fazer uma configuração do painel de vídeo para ativar o recurso.  Atualmente o jogo que possui já compatibilidade é o mmorpg The Secret World, no futuro chega MechWarrior Online,  Eve Online, Borderlands 2, Unreal 4 Engine, BitSquid, Slant Six Games e Cry Engine.
Para demonstrar as vantagens do novo anti-aliasing da NVIDIA, a melhor opção é apresentar um vídeo que faz uma comparação lado a lado e em movimento de cenas do jogo The Secret World, lembrando que é melhor você alterar para 720p a qualidade do vídeo antes de assisti-lo:

PHYSX

NVIDIA PhysX não é um recurso novo, já está compatibilizado nas placas da empresa desde a famosa série G80, mas ainda carece de mais títulos de impacto para se afirmar como a API de física definitiva do mercado.   Desta vez, NVIDIA aposta no lançamento de Borderlands 2 para dar uma maior divulgada no que esta tecnologia pode realmente se diferenciar da concorrência, o largo uso de efeitos de partículas ( simulação de objetos moles como roupas, persistência de partículas,  dinâmica de fluidos ). Abaixo um vídeo impressionante divulgado pela empresa que mostra como as partículas poderão transformar o gameplay de Borderlands 2 em algo muito mais atraente e divertido:

NVENC

A ideia de acelerar a conversão de formatos de vídeos através de Stream Processors ganhou força ao longo dos últimos anos com soluções fornecidas por MediaShow Espresso , ATI VIVO Converter e Badaboom,  o grande diferencial é usar todo o poder paralelo de processamento da GPU a favor desta tarefa de conversão, o único efeito colateral notado é um aumento do consumo elétrico da placa de vídeo pois instruções CUDA/OpenCL são ativadas para tal tarefa.

Percebendo isso, NVIDIA mudou a forma como conversões de vídeo são pensadas na plataforma Kepler,  sai o recurso dos Steam Processors e entra a unidade fixa de conversão NVENC, uma unidade menor e independente do resto da GPU, os ganhos ficaram em torno de quatro vezes maiores que as gerações anteriores onde o CUDA era empregado, com um belo bônus adicional, menor consumo da placa de vídeo.

A unidade especializada pode converter vídeos 1080p para formatos H.264 e Blu-ray em resoluções de até 4096 x 4096 com suporte MVC (Multiview Video Coding) para vídeo estereoscópico.

Não temos testes por enquanto, mas chegando a placa eles serão feitos.

Infelizmente devido à greve dos funcionários públicos a remessa contendo a placa para testes não chegou a tempo deste review, então para referência, forneceremos por enquanto os testes divulgados pela própria NVIDIA após a liberação de seu NDA.  Chegando a placa em nossas mãos, estaremos lançando outro review de performance.

GTX 660 Ti x HD 7850 x HD 7950

 SLI

Nos baseando pelos testes fornecidos pela NVIDIA, claramente a estratégia da GTX 660 Ti venceu, por uma larga vantagem sobre a linha concorrente direta baseada nas Radeons HD 7800, botando uma pressão para uma maior queda de preços desta linha da AMD.  Abaixo um gráfico cedido pela própria NVIDIA demonstrando a superioridade do modelo frente a 7870.

Indo além, ela impõe um forte ataque ao modelo de entrada da AMD no seguimento TOP de performance, a Radeon HD 7950, que ganha fôlego somente quando altas resoluções estão envolvidas, graças ao seu barramento de memória maior.  Se você pensar que a GTX 660 Ti foi pensada para uma resolução 1080p (1920×1080), ela se torna a opção de escolha hoje na faixa dos 299 dólares, sendo ainda entre 50 e até 80 dólares mais barata que a HD 7950.  Recentemente AMD liberou uma atualização de BIOS que elevava a performance da HD 7950 em 5% tentando se afastar um pouco da performance da 660 Ti , o que pode ter um impacto em termos de futuro da placa, a HD 7950 pode ter um futuro melhor devido ao seu barramento de memória maior (384-bits contra 192-bits), então cabe ao comprador decidir aqui o que realmente vai querer.

Quanto ao consumo, temos também um gráfico evidenciando que a performance de quadros por watts é bem melhor no modelo da NVIDIA, veja:

Outro ponto interessante é o multi-gpu, se nota claramente ainda uma certa fraqueza de drivers em jogos como  Just Cause 2, FarCry 2, F1 DX11 e Lost Planet 2, mas que não mancha a solução, já que na maioria dos demais testes o ganho de performance sempre está na faixa média de 80% o que é uma boa marca para estes tipos de soluções. Claramente a performance multi-gpu se torna em vários casos mais forte do que soluções como GTX 680 e HD 7970 disponíveis no mercado, porém infelizmente pode significar custar mais caro no momento.

Quanto a capacidade de overclock da NVIDIA GTX 660 Ti não temos ideia ainda, mas planejo descobrir assim que receber uma para testes.

Comparando com o passado, a GTX 660 Ti seguramente tem um desempenho mais atual do que a GTX 480 e até a GTX 580, aí quando você cruza o consumo na comparação ela se torna imbatível, sendo uma excelente escolha para quem quer substituir aquela placa antiga que tem no PC de casa por desempenho renovado e compatível com os atuais jogos do mercado sem gastar rios de dinheiro, ainda economiza uns trocos na conta de luz.  Somado aos recursos especiais como TXAA , Vsync Adaptável e PhysX,  o pacote todo vale muito a pena.  Para quem tem já uma HD 7950 ou uma 7870 overclocada não existiria motivos para troca, a não ser que determinados recursos sejam de interesse do usuário como PhysX, NVENC, AVsync e TXAA.

Assim que os correios entregarem a placa estaremos produzindo um review especial de performance, aguardem.  Não poderemos da a nota final pois como já comentei, não temos a placa final no momento.

 

 

 

: Sem categoria
: , ,


Não é permitido comentários nesta notícia.



RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Borderlands 2 na faixa para quem comprar o modelo 660 TI em comunicado oficial da nvidia brasil :ino: :nlove: NVIDIA GeForce GTX 660 Ti: a nova aliada dos gamers A GPU equipada com a mais rápida e eficiente arquitetura gráfica do mundo acaba de chegar ao mercado brasileiro acompanhada do game Borderlands 2. A arquitetura NVIDIA® Kepler™, que desde março de 2012 vem revolucionando a indústria de games para PC, é o grande alicerce da nova GPU NVIDIA GeForce® GTX 660 Ti, que acaba de chegar ao mercado pelo preço sugerido e estimado de R$ 1.499,00 no Brasil. Além de fornecer o que há de melhor em experiência gráfica, a GeForce® GTX 660 Ti dispõe de recursos muito procurados pelos gamers como suporte integral às tecnologias de tesselação DirectX 11, TXAA e PhysX®, e a capacidade de conectar quatro monitores simultaneamente a partir de uma única placa de vídeo. E tem mais: quem comprar a GeForce® GTX 660 Ti por meio das revendas participantes levará para casa o game Borderlands 2, previsto para ser lançado em setembro pela Gearbox Software. A GeForce® GTX 660 Ti ainda oferece excelente performance para os mais exigentes games para PC com a resolução de 1080p. A economia de energia que a nova GPU proporciona ainda se torna mais evidente quando duas placas GeForce® GTX 660 Ti são usadas paralelamente em modo SLI, apresentando um desempenho que supera a concorrência em até 21%. A NVIDIA GeForce® GTX 660 Ti é desenvolvida com base na arquitetura Kepler de 28 nanômetros, assim como a GeForce® GTX 680, GeForce® GTX 670 e GeForce® GTX 690, as quais foram lançadas ao longo de 2012. “A GeForce® GTX 660 Ti é um enorme upgrade para quem hoje está jogando com a tecnologia gráfica da geração anterior de GPUs”, destaca Richard Cameron, country manager da NVIDIA no Brasil. Segundo testes realizados pela empresa, a GeForce® GTX 660 Ti é, em média, 41% mais rápida que a GeForce® GTX 560 Ti de 2011 e 58% mais rápida que a GeForce® GTX 470 de 2010.[i] Por conta de seu baixo consumo de energia, que ficou ainda menor com a arquitetura Kepler, a nova GPU da NVIDIA garante aos usuáros uma experiência de jogo muito mais estável, silenciosa e eficiente, consumindo até 25% a menos de energia[ii], uma comprovação da eficiência do multiprocessador de transmissão integrado a cada chip Kepler. A NVIDIA GeForce® GTX 660 Ti será disponibilizada pelos principais fabricantes como Asus, Zotac, EVGA e Point of View. Além disso, quem comprar a nova GPU por meio das revendas participantes receberá um voucher com os dados para download do game Borderlands 2, título que está a caminho de se tornar um dos mais populares jogos para PC em 2012. O game suporta a tecnologia PhysX que oferece uma experiência de jogo altamente imersiva. Mais informações sobre a GeForce® GTX 660 Ti estão disponíveis em www.GeForce.com e nos vídeos http://www.youtube.com/watch?v=yVvuykd-Br0&feature=youtu.be e http://www.youtube.com/watch?v=g2Eirsqd4FA&feature=youtu.be. Sobre a Point of View GeForce GTX 660 Ti – a novidade quebra recordes no que diz respeito a qualidade, desempenho e tecnologia. Graças à tecnologia die-size em 28nm é possível dobrar a velocidade de clock, além de ser duas vezes mais eficiente do que a placa de vídeo antecessora, a GeForce GTX 560. Possui 1344 núcleos CUDA e 2048 MB de memória DDR5. Suporta DirectX11 e Shader Model 5.0, além das tecnologias NVIDIA já apresentadas anteriormente como a NVIDIA 3-way, SLI, PhysX, PureVideo HD e CUDA. Também se beneficia da tecnologia GPU Boost, gerenciador inteligente de velocidade do clock e por meio da tecnologia 3D Vision Surround, permite até quatro monitores conectados simultaneamente. Preço sugerido e estimado de R$ 1.499,00. Sobre a Asus GeForce GTX 660 Ti Direct II Top – a novidade oferece um excelente equilíbrio entre características, desempenho e acessibilidade. Dispõe de 2GB de memória DDR5 e apresenta um cooler personalizado que garante temperaturas 20% mais baixas, com mais eficiência energética. Graças ao GPU Tweak, os clientes podem facilmente mudar as velocidades e tensões da placa criando perfis dedicados para seus jogos favoritos. Sobre a ZOTAC GeForce GTX 660 Ti - A ZOTAC, fabricante de placas-mãe, placas gráficas e miniPCs, apresenta ao mercado as novas ZOTAC GeForce GTX 660 Ti e GeForce GTX 660 Ti AMP Edition com um inovador sistema de resfriamento que proporciona temperaturas de 10º C. Assim como as potentes GTX 670, GTX 680 e a GTX 690, a nova GTX 660 Ti também possui a mesma arquitetura com o chip Kepler GK104 , com um custo-benefício bastante considero. GK104 , com um custo-benefício bastante considerável. Os lançamentos, que possuem as tecnologias GPU Booster e FXAA, além do melhor desempenho proporcionado pela redução da temperatura, entregam uma significativa redução de ruídos do cooler, garantindo ao gamer uma experiência mais agradável e silenciosa, sem incômodos ruídos que possam tirar a atenção do jogo. [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g2Eirsqd4FA[/video] [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yVvuykd-Br0[/video]
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
[color=#FFD700][b]Parabéns pela review D3lta[/b][/color], ficou muito excelente as explicações sobre as features assim como os demais pontos da GTX 660 Ti. Vamos agora só aguardar os testes da GTX 660Ti diante da sua GTX 470. O que vai ser super bacana de ver! Lembra-se, que a minha proposta de fazer gráficos bacanas para os testes da GTX 470 x GTX 670 ainda estão de pé! Afinal, a união de forças é o que vai fazer a gente crescer aqui. ;-) []'s
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
:EAP::amorzinho:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Senhoras e senhores, vamos ajudar a compartilhar a review no Facebook? Assim tiver mais tempo hoje vou fazer mais considerações sobre a GTX 660 Ti.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Muito bom mesmo D3ltoso. Oche claro que sabemos que tem sua parte nisso Shaft parabéns a vc tambem, o AMOR é sempre retribuído e reconhecido "Não aguentei" kkk Belo trabalho. 1.499,00 nunca pensei que Borderlands 2 fosse tão caro assim.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pois é, 1499 R$ na 660 TI é complicado, melhor ir na 7970, mas creio que os preços vai pro patamar correto rapidamente.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Show de bola D3lta adorei, review tem uma qualidade de informação acima da media, parabéns. Estou ansioso para saber o desempenho dela em overclock.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Bom texto, belo review.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
[font=Courier][color=#32CD32][b] [size=medium]Review muito bem explicadinho, nos seus míííííííííííííííííííííínimos detalhes![/size][/b][/color][/font] " Pra mim foi muito aproveitoso Deltoso . Tô começano agora e não manjo muito dos recurso de placa de vídeo. Clareô legal aki. Tô aprendendo muito aki com [color=#32CD32]todos[/color] do [color=#FF0000]FRAMEBUFFER [/color]:valeu::palmas:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
40% a mais de performance , depois de um ano e meio e custando 50 doletas a mais? Definitivamente a Lei de Moore caiu, mas nao a lei de Murphy... Ok, eh bom, mas ta longe de redefinir o c x b como sua antecessora 560 ti... Longe da 8800 GT, HD 4850 e por aí vai. Mas isso eh só no começo, logo o preço baixa, rs Depende de como a AMD vai reagir. Os preços estão bem inflacionados nessa geração. Depois que o dólar subiu então... Vou pular essa geração com gosto, mas quem ta no DX10 deveria aproveitar a oportunidade... ()
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Muito interessante o review, parabéns pela imparcialidade. Preciso criar vergoha na cara e aposentar a 480 :OLD:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
GTX 660 Ti é muito vem vinda para o povo gamer e tem motivos de SOBRA para isso. [size=large][color=#32CD32][b]Performance x Preço.[/b][/color][/size] GTX 660 Ti, tem vantagens claras de performance sobre diversas placas passadas incluindo a GTX 580, que em seu lançamento custou $500. GTX 660 Ti custa $300, ou seja NVIDIA evoluiu na questão preço x performance entre as gerações! Se a gente for levar isso para comparar com GTX 470 o cenário é ainda melhor. Se tratando do cenário atual, GTX 660 Ti é superior a HD7870 placa a qual veio competir. Ponto para NVIDIA. Obviamente a AMD vai ter que baixar a bola e esse é um dos frutos de termos uma boa concorrência! Ótima hora também para a AMD vender as HD7800 por preço melhor, pois pelo visto estavam meio encalhadinhas (arrisco a dizer). Outras placas como a GTX 670 e HD7950, vem até a calhar nas comparações. Mas são produtos mais caros, melhores? Óbvio mais acho que nesse segmento dificilmente vai ser vantajoso tal diferença pela performance que vimos nas reviews (tendo em mente que 1080p é a res. da galera). Mas isso ainda tem espaço para debater, claro e se tratando do mercado Brasileiro a coisa é ainda pior. [size=large][color=#32CD32][b]Banda x filtros[/b][/color][/size] Como já citaram a GTX 660 Ti sobre aqui e ganha lá quando se trata de filtros em jogos e quando se fala de vram de certo modo limitada a 1.5Gb pessoa fica com medo. No entanto, acho que existe um má interpretação do pessoal com relação a proposta da arquitetura e com o futuro do jogos. Bus de 192bit não quer dizer muito, basta a gente ver que a placa dá uma surra na GTX 580 cujo o bus é de 384 bit. No passado mesmo, vimos que 256bit fazendo melhor que isso. O que realmente faltou, não foi um bus maior e sim uma memória de clocks mais fortes! Em várias reviews testes com OC na memo demonstraram isso. Claro, também não podemos exigir muito coisa pois caso contrário a placa seria uma GTX 670 e por uma performance similar, $399 numa GTX 670 não faria sentido! Muito menos numa GTX 680. ...Mas onde eu quero chegar de verdade é no propósito: [size=large][color=#32CD32][b]Jogos no Futuro[/b][/color][/size] [b]A Arquitetura Kepler, [/b]foi projetada para futura geração de jogos. E essa futura geração os filtros serão em sua maioria atraveis de shader em post process. Ou seja, Kepler vai brilhar quando tiver uso de SMAA, TXAA, FXAA e MLAA. Isso é o futuro, a prova está ai e o Kepler está pronto. [b]Mas como o cenário atual AINDA está caminhando para isso, as pessoas se assustam com apenas 2gb, mas vamos lembrar que com esses [color=#32CD32]filtros post process SOMADO a modernos metodos de compressão de textura[/color] Kepler vai ter a performance que precisa com sua VRAM e BUS[/b].:wink: Por isso eu canso de dizer que essas coisas não vão ser problema e a maior prova disso que estou dizendo, de que a ARQUITETURA KEPLER está em outro patamar para o futuro vai ser demonstrada no Crysis 3 (UE4 e etc), jogo que até então vai ter suporte a esses filtros e as mais modernas features do DX11. [size=large][color=#32CD32][b]CxB - Features - Consumo[/b][/color][/size] O preço da GTX 660 Ti é atrativo sim. É diante da HD7870 e até diante da GTX 670 e HD7950! Existe pontos a serem debatidos, mas de um modo geral podemos dizer que ela faz bem o papel CxB. A placa é cheia de features. Adptive vsync, PhysX, TXAA, 3D Vision e até Surround ela tem. No consumo a placa brilha! O que o Kepler já fez continua se refletindo também na GTX 660 Ti. Performance superior a HD7870 consumindo menos e diante da HD7950 consegue ser ainda mais interessante nessa relação. Se por essas questões diante da GTX 470 ou de outras placas mais antigas a qual ela é destinada isso fica ainda melhor. Temperatura x ruído é um TRUNFO que o Kepler já demonstrou e que continua a ser feito também na Ti. Mais silêncio e com temperatura melhor, é o que as pessoas querem. No entanto, apesar de alguns casos a GTX 660 Ti assim como outras placas da NVIDIA a temperatura ser próxima, as pessoas se esquecem de que mudando um pouco a % da fan as temperaturas baixam bem e o nível de ruido continua sendo bem atrativo. [size=large][color=#32CD32][b]Conclusão?[/b][/color][/size] É uma boa placa, nada super revolucionário mais é uma placa atraente por diversos motivos e para aqueles que ainda não fizeram seu upgrade. O que realmente está "pegando" é o preço no Brasil, mas como tudo aqui é errado, o jeito é esperar para ver como vai ser para então comparar e comprar. Abraços
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Interessante, o jogo teoricamente mais demandante em tecnologia não consegue se dar tão bem na GTX 660TI se ela não tiver um overclock, será que Crysis é um tipo de drenador de banda ? http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-gtx-660-ti-benchmark-review,3279-5.html http://www.guru3d.com/article/gigabyte-geforce-gtx-660-ti-windforce-oc-review/20 http://www.anandtech.com/show/6159/the-geforce-gtx-660-ti-review/7
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Consome muita Vram, sera por isso? Aqui chega a puxar 1998MB em muitas partes. Ai entra aquele lance dos 64bits, ou nao? :hein:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Crysis ADORA banda. Já demonstrado em alguns reviews quando do lançamento da GTC 680. 660 Ti com perdas - em relação à GTX 670 - na faixa dos 20%. Quem compra placa para 1080p joga com filtros. Ainda mais pelo preço. Aliás, quanto ao preço: proporcional e bem aceitável nos EUA. Mas aqui no Brasil, há doutrina jurisprudencial que classificaria tais preços como crime contra a economia popular, lucros abusivos. É uma vergonha e os senhores sabem que é injustificável. Não continuo mais devido ao respeito que devemos ter para com reviews. Sobre o review, muita boa as colocações da features. Bom começo, que terá melhor continuidade caso o governo federal implemente anualmente a correção das remunerações/subsídios dos servidores grevistas. Isso tudo para que atrasos indesejados não ocorram. Abraço!!!
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pois é trueguy, aquela fraqueza inicial da GTX680 se potencializa na GTX660, mas também é patente que novos drivers tendem a dar uma enrobustecida nesta performance dela. Ps. tão falando que a greve não passa de dia 31, por causa do tal do orçamento, vamos ver.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Delta, parabéns cara!! Venho acompanhando as informações sobre o projeto deste review e realmente foi uma pena a Vga não ter ainda chegado em suas mãos . Esperava ansioso pelo review do framebuffer, pois sei que o serviço prestado aqui é transparente e sempre relizado com muita determinação. Sobre a matéria ficou nota 10, tenho certeza que superou as expectativas dos usuários aqui, assim como da própria Nvidia. Em relação aos preços, não há nenhuma novidade, estamos no Brasil! O lugar onde faca come solta. Concordo plenamente, nada melhor que o tempo e concorrência para melhorar o valor desta bela Vga.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Bom, talvez fosse bom informar que testes serão feitos para o povo começar a comparar. Quem sabe para enriquecer o review. Interessante que a própria nVidia usa a Gtx470 como parâmetro nos testes, eh isso? Infelizmente com CPUs diferentes, as comparações se tornam inviáveis... Se deixassem um core i5/i7 sem OC seria mais justo pra comparar com meu sistema Phenom II, por exemplo, mas aí diriam que mesmo um i5 da gargalo na CPU, sei lá... Se tivesse algum índice normalizador para cada tipo de CPU, tipo Ivy bridge igual 1.1x SB, SB = 1.1 nehalem , por aí. Eh , nao daria muito certo mesmo, rs
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
HD7950 GHZ vs GTX 660Ti -> http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-7950-with-boost-review/1 A GTX 660Ti é bem fortinha hein... Se for um i5 2500K, nao existe gargalo, nem em sonhos de verão...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Baita review, até onde lembro, para todas as outras gerações e modelos de Vgas, o FB nunca deixou a desejar em nada, sempre com tópicos completos e exaustivos sobre Vgas. Como esse review vai ter um toque a mais (Adição de resultados da placa), gostaria como bom revisor de adicionar algumas criticas ao texto. Antes que alguém tire suas conclusões a respeito, já adianto que esta é apenas minha opinião pessoal sobre o texto, e as criticas vêm no sentido de melhorar a qualidade do material. [b]560Ti não foi um chip tão brilhante assim se comparado a atual 660 Ti[/b] [i]Sempre pensei dessa forma sobre a Gtx560Ti. Não que na época não fosse a melhor opção (pra quem compra na newegg), mas no brasil, compensava muito mais a meu ver pegar uma Gtx480 por R$660.00 do que pagar os lá R$800.00 que pediam por ela. Outro detalhe importante, é injusto a meu ver comparar as duas, a Gtx660Ti vêm de uma revisão em todo projeto da Gpu, inclusive, foca mais no Graphic do que no Computing, diferente da Gtx560Ti que foi uma revisão no processo de fabricação e tende a equilibrar estes dois aspectos (O que sacrifica o desempenho nos Fps).[/i] [b]Já quem tem uma GeForce GTX 470 (como o editor do framebuffer), a melhoria de performance estaria em até 2 vezes.[/b] [i]Essa discussão do porque trocar e quando trocar é na minha opinião muito particular. Pra mim, jogadores casuais deveriam trocar de 2 em 2 anos, acompanhando a evolução no projeto das Gpus. Sem duvidas a melhor solução sempre vai ser a intermediária, pois compacta peformance/features/price em um único produto. Minhas queixa fica pra aquele publico que desconhece os requisitos necessários por parte de Vga/LCD, não faz muito conhecia pessoal que não entendia a função da resolução em um jogo(:wow2:), mas sabia os melhores modelos de Vgas, e pior, penduravam verdadeiras maravilhas na época em monitores que nem pra web seriam ideais. Hoje esse publico evoluiu um pouco, pelo menos entende onde a resolução esta situada, mas não faz a mínima sobre freqüência vertical/horizontal ou tempo de resposta da tela. Eu aqui de Gtx460 + E2350V(60Hz/5ms/TN) só troco de Vga quando trocar o monitor, meu gamming é bem casual MESMO, só peguei uma Vga equilibrada na época pra não precisar me envolver muito no modelo de troca que envolve em se desfazer da Vga antiga. [/i] [b]Ela poderá exceder a performance da HD 7950 e começar a beliscar modelos como GTX 670 e HD 7970[/b] [i] Eu diria mais, que com OC essa belezinha consegue até superar o desempenho destas sub 400 dolares, é sem sombras de duvidas a melhor escolha de 2012 pra quem não têm ou esta a muito tempo sem trocar de Vgas ~4anos (G80/G92/R700) [/i] [b]Diferenciais tecnológicos ?[/b] Acho que nesse aspecto é injusto querer comparar algo que vêm do forceware em um modelo. Os avanços que a Nvidia têm feito no assunto são memoráveis, entendo que muita tecnologia rescente (TXAA) precisa de bastante Gpu power, mas nada que em resoluções mais baixas uma bela Gtx580 não consiga dar conta a pelo menos 60Fps (Isso pode variar de jogo a jogo mas no geral ainda pode ser assumido como verdade). [b] Fotos de outras Vgas (In firefox and Chrome) fotos não apareceram (Nem no HTML da pagina)[/b] [i]Se puder, verifique essa parte no texto. Aqui as fotos não estão aparecendo. Falando em fotos, não têm como não querer comprar a Gtx660Ti DirectCU II por $$299.[/i] [b]HD 7950 pode ter um futuro melhor devido ao seu barramento de memória maior (384-bits contra 192-bits)[/b] [i]Na teoria tudo é perfeito, o que não entendi é a palavra futuro no meio da frase. Não vejo muito futuro em ver a AMD tentar competir com um projeto dessa envergadura (Computing/Graphic), vendo que as FireGL levaram muitos meses para ficar prontas e disponíveis ao mercado. Até entendo que o Tahiti aka (R1000) exerce pressão no mercado HPC e que a AMD o colocou disponível junto com o Big Kepler (K20), agora, se nesse meio tempo a plataforma já tivesse lido lançada, quem sabe nestes meses a AMD pudesse ter conquistado clientes e mercados, já que a Nvidia não oferecia solução alternativa tão competitiva. Pra AMD só resta agora colocar uma H8000 forte e aguardar pra ver o que o refresh tecnológico pode entregar em adicional ao Kepler ano que vêm. Até lá, boa sorte AMD. [/i] [b]HD 7950 ou uma 7870 overclocada não existiria motivos para troca, a não ser que determinados recursos sejam de interesse do usuário como PhysX, NVENC, AVsync e TXAA.[/b] [i]Essa frase é épica, é um resumo do que mais ou menos penso sobre as Gpus hoje. Agora, se a AMD colocar o preço da HD7950 pra 199 e melhorar seu suporte a driver, ai são outros 500. Como todo mundo sabe, o lucro hoje já é mínimo, imagine vender a 199![/i]
Re: RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX:
Obrigado carlos, realmente tivemos feedback positivo da Nvidia Brasil e evga Brasil sobre o review, minha grande luta e tentar conseguir estes modelos antes dos lançamentos que ocorrem, trazendo assim a melhor informação e não depender de outros sites. Postado do Xoom \o/[hr] nossa, saiu melhor até que os próprios testes fornecidos pela nvidia no todo. Postado do Xoom \o/
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Mais uns 4 meses e esses preços melhoram, até la as novas series estarão apontando, por enquanto esta meio proibitivo, melhor indo investindo em outras partes do PC e aguardar, quem possui uma Vga DX11 mediana pode ficar tranquilo sem afobação.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
O futuro é com referência a jogos que precisam de uma largura de banda maior para rodar bem no PC, conforme a tecnologia avança e os meses passam, jogos mais demandantes em termos de banda aparecem, Crysis 3 é um sério candidato a isso. No próprio review da NVIDIA assim como em outros feitos por outras fontes, fica evidente essa questão do barramento. Obviamente, este raciocínio só se aplica a jogos extremamente demandantes, e a 660Ti vai ser A PLACA junto com a 7950 por muitos anos a fio. Eu acho que a 660TI e a 7950 estão em pé de igualdade em termos de performance, NV fez um posicionamento bem feito aí neste ponto, no fim, os diferenciais e o preço é que vão definir a escolha do usuário. AMD tem como diferencial o HD 3D, o EyeFinit, a arquitetura GCN, o MLAA, já NV tem os que eu citei no texto, agora cabe ao usuário adequar às suas necessidades e preferências.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
D3lta, qdo chegar a plaqueta aí, se puder comentar sobre a questão de superar o 1,5 Gb de consumo e o gargalo da banda zicar para os 64 bits, será um belíssimo complemento. Sabe se isso é real mesmo, ou ainda não tem comprovação? Abraço!!
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Vai ser a primeira coisa que vou testar tendo a placa para adicionar ao review arquitetural. Mas vai demorar pelo visto. :-/
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Eu acredito que o "baixo" rendimento no Crysis 2 é justamente por esse motivo, estoura os 1,5GB de Vram e a performance cai, aqui ele chega ocupar praticamente toda Vram com muita frequência. Quando entra nesse estagio dos 64bits o desempenho perde força e vemos esses resultados, nao sei se Nvidia pode controlar esse uso da Vram via Driver para amenizar essa perda de desempenho.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pau a pau com a HD 7950 overclocada.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Sim, isso pode sinalizar que os 2GBs da 660Ti não são tão bons como os 3GBs da 7950. Em termos de futuro, a 7950 poderá claramente ser melhor opção. Mas prefiro acreditar que a queda de performance seja desprezível.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Tem alguns reviews que a gtx 660 ti nao foi espetacularmente bem, como no tomshardware, ht4u e techreport. Tudo depende de: seleção de jogos, as configurações destes jogos e o uso de placas com diferentes níveis de OC. O toms usou alguns settings bem estranhos, tipo usar msaa no metro (4x), no max payne 3(8x+hdao+ tess normal), no skyrim(8x), no batman(8x + tess normal)... MSAA somente para os pure FW renderers e no máximo 4X. Caso contrario os custos para o AA serão enormes. Com 8x AA a placa sofre bastante, mas isso eh quase irrelevante. [ ]
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pedir mais banda da GTX 660 Ti é pedir para ela ser uma GTX 670 e por $299 isso não faz sentido. Como disse, e pelo visto ninguém quer comentar, não acho que o bus e vram da GTX 660Ti vai ser um problema. Pelo contrário, está dentro do esperado e da performance a qual a placa tem seu preço. Também não vejo isso como problema no futuro: - Jogos vão exigir filtros post process a qual demandam poder em processamento de shader a GTX 660 Ti tem. - Jogos futuros vão usar métodos melhores e modernos de compressão de textura, a qual a arquitetura Kepler está pronta (eu presumo) e seus 2Gb dão conta. Quando realmente, banda for um "problema", ai já teremos uma GTX 860 Ti por um preço convidativo.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Entendemos sua visão, mas com uma 7950, quando chegar a ser um "problema", ele não precisaria trocar de placa, 3GB e 384-bits poderiam dar um fôlego a mais. Não acha que é possível, ou você entende que ambas as placas morrerão juntas?
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Acho que vão morrer juntas, assim como aconteceu várias vezes. O que importa é o cenário presente e num futuro não tão distante. E é aquilo, quando elas não tiverem a performance legal, vai ter placas melhores e com bons preços. Ficar nesse debate que no futuro uma placa roda a 30 e outra a 35fps é meio sem noção. Quando o circo pegar fogo, ambas vão se queimar. ;)
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
on topic: Ótima matéria, existe nota 11? Adorei o TXAA do vídeo, o flickering morre! É algo que sempre me incomodou... o TXAA sozinho me faz querer fazer up, sem olhar outras features/FPS. E apesar de não gostar, entendo que só a nova geração possa usar, é lógico que mesmo que as outras teoricamente pudessem, segurar apenas na nova maximiza as vendas do Kepler. Pena apenas que tem que ser implementado direto no game, quase todos seriam beneficiados se pudessem ser implementados por driver... Me parece que estes 2Gb pode ser um tiro no pé com esta placa. Talvez fosse melhor ter apenas 1,5Gb? O único positivo que vejo neste 0,5 adicional é que ao invés do gargalo significar lag extremo/travadas no gameplay, será drop de frames... Mas ninguem paga US$300 para ficar com fps de placa de 120/150 doletas. off topic (talvez): Não tenho esperança dos preços melhorarem por aqui... pois coisa que me preocupa e me impede de fazer up "nacional", e me faz importar "barato", é a mentalidade dos nossos comerciantes, que causam o preço Brasil, acompanhando a performance, pois ao invés de acompanhar as substituições das gerações, consideram que cada placa é um upgrade para a linha anterior, logo tem que ser mais cara. Exemplo claro foi algo que vi outro dia em shopping pequeno do ABC, vendendo a incrível placa 6400GT - pronta para o público gamer... com preço de low atual, pronto para catar consumidor com pouca grana... e as outras placas disponíveis no mesmo local tinham preços que acompanhavam a escalada de performance, independente de geração . Não direi os preços, mas tinha ao menos um exemplar low ou mid de cada geração, com ambas rivais verde e vermelha se alternando como representante, e a top presente era a gt450 a preço de ouro - simbolicamente falando, pois ouro deve ser mais barato.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Em jogos realmente voltados para PC, ambas estarão mortas.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Acredito que enquanto estivermos usando o DX11 do jeito que esta hoje, nem a GTX660Ti nem a HD7950 vai apresentar perda de qualidade a curto/médio prazo, ao longo do tempo claro que vão existir jogos que façam uso maior de Vram e de outras features, ai até GTX680 e HD7970 sofreram.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Não vi minha GTX 285 -512bits ter uma vida útil alem do que era previsto, ter mais bus não vai fazer a HD7950 ter maior vida útil, vao morrer juntinhas na lagoa...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Também acredito que 7950 e 660Ti vão ter a mesma vida útil. Inclusive acredito que terá a mesma vida útil dos outros modelos baseados no GK104. A 660Ti tem tudo a ver com os novos métodos de AA, essa placa brilha com os modos de post-processing e tem a mesma Vram da 670 e 680. Eu acho que a vantagem da 7950 apareceria para quem tem monitor acima de 1080P, nesse cenário ela leva certa vantagem, assim como toda linha 7900 leva sobre os Kepler equipados com 2Gb. [ ]s
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Falei o que falei antes não no sentido de longevidade a longo prazo, mas a curto e médio prazos, ou seja, jogos para até o 2º semestre de 2013. Depois disso, realmente sem sentido. Mas os jogos tops de 2012-2013 pedem sim placas com bandas adequadas. A 7950 precisa apenas aumentar o clock da GPU para subir bem. A 660 Ti precisa aumentar MUITO o clock das memos para subir, e tem essa dúvida do consumo de jogos AAA acima dos 1,5Gb. Então, sim, quero avaliar sim quantos % a placa perde para a 670. E, parece que tá 20%, nessa base, indo as vezes pra 25% de queda. A placa com OC normal, tá consumindo mais que a 670 default, tá consumindo mais e tá com desempenho inferior. Ah, podem sim dizer que a 670 tá 33% mais cara que 660 Ti, e que por isso o desempenho é aceitável. Mas a 670 overclocka forte tb, parece que até mais que a 660 Ti. Resumindo, eu gostaria que a diferença da 660 Ti para a 670 fosse a mesma diferença da 670 para a 680. Nvidia permitiu uma placa de 5-8% abaixo da 680 custar U$D 100 a menos foi uma belíssima surpresa, e isso originou um precedente. Pessoal pode dizer, ah, mas é 100 doletas a menos, isso daria uns 300-350 dilmas aqui no Brasil. Aí eu vou dizer, mas, pois é, né, 1000 dilmas não é preço baratinho, e quem tem 1k dilmas, tem 1,3k dilmas, e vai preferir a 670. Resumindo, preços das mids precisam ser mais atrativos para o povão enlouquecer e comprar de balde. Vejam o exemplo da 7870 aqui no Brasil: placa é boa, mas cara, e quem tem mais de 1k dilmas, prefere investir numa 7950. Voltando novamente, mids verdadeiras e com o melhor C x B, não poderiam custar mais de 800 dilmas. Na minha visão, essas mids aí da Nvidia e AMD são bacanas sim, mas o C x B reside no mercado HIGH. É a PRIMEIRA vez que vejo isso. Se alguém já viu uma HIGH de geração anterior com melhor desempenho por watt, diz aí, pois não estou lembrado disso.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Nao sei porque essa "paranoia" de alguns com a questão da banda. Desde quando a AMD não tem VGA com maior banda? Mesmo com menor banda na geração passada as vgas AMD não deixou de ter excelente(E para muitos melhor) desempenho em resoluções gigantes quando comparadas a suas concorrentes da época. Se a AMD esta melhor em MultMonitor, na minha opinião não é por banda ou quantidade de Vram e sim uma questão de desenvolvimento, de arquitetura. O fato de ter banda maior ou menor não diz exatamente nada sobre a longevidade da VGA, NADA. Nos últimos anos esse argumento não era tao usado, estou ate assustado, quem comprou HD4850, HD4870, HD5850, HD5870, HD6800, HD6900 nunca fez alarde por usar um bus menor e morreram junto com as GTX com maior bus. Esse bus extra vai fazer diferença, na minha opinião em GPGPU, in game não. A GTX 660Ti esta ao nível da HD7950 e se não foce assim a AMD não teria corrido pra na véspera soltar uma BIOS dando um UP na performance da mesma... Abraço..
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Que dirá a HD 2900XT com seus 512 bits :p Será que ninguém percebeu que estamos falando de uma MID empatando com a HIGH da concorrente e custando 50 dólares a menos? Vimos filme similar em março e sabemos o resultado.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
:EAP:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Tá forçando né darktag, não dá para inputar a performance total somente ao barramento de memória, e ainda mais a uma série tão desastrada quando o R600. Quando cito a banda a maior da 7950, também tem a o fillrate a mais e a performance em FP, é justamente no impacto dentro de 8 a 15 meses, não 3 , 4 anos, esta placa não é para isso, mas vcs sabem. Minha curiosidade vai ser com relação a Crysis3 e a performance em 7950x660Ti. Será que a 660Ti vai conseguir manter a mesma igualdade que vemos agora em resoluções 1080p? Será que a 7870 não se destacará bem no Crysis 3, individualmente esta placa também tem boas specs : http://www.gpureview.com/show_cards.php?card1=677&card2=670 E se botar a 7970, melhor ainda: http://www.gpureview.com/show_cards.php?card1=664&card2=670 Ps. antes que venham com o mimi, eu estou apenas apresentando os dados e teorizando sobre as possibilidades, não estou afirmando que vai acontecer, esse é o meu papel, instigar e movimentar para que os cérebros não caiam no raciocínio comum mais fácil e sim procurem se flexibilizar em torno das opções. [hr] PS2. Mais um review onde Crysis 2 se dá melhor com 7950, e usaram uma 660 AMP para comparar. http://techreport.com/articles.x/23419/9
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Eu não sei qual problema do seu cometário D3lta, a ponto de você reclamar achando que alguém vai vir com "mimimi". Relaxa, vai. :) A pergunta é boa e muitos aqui querem saber a resposta. Apesar da gente já ter comentando isso anteriormente, não tem como prever com as infos que temos hoje. Mais eu tenho a dedução de que a Crytek pode escolher (ou não) o caminho das otimizações a qual a Arquitetura Kepler tem potencial, isso incluí filtros de qualidade de post process e texturas de alta qualidade usando os novos métodos de compressão. Veremos...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
A questão é essa mesmo, qual é o rumo que o desenvolvimento de games vai tomar. Eu apostei que é o caminho priorizar texturas e filtros post-process, que favorece o GK104. Se isso não se confirmar, e o uso de MSAA continuar em alta por exemplo, a ATI vai ter melhor performance num futuro próximo. [ ]s
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pois é... NVIDIA não é boba, sabe onde performance do Kepler brilha e se "apaga", da mesma forma que a AMD também sabe e praticou isso no Dirt SD, Sniper Elite e no [color=#FFD700][b]Sleeping [/b][/color]:P Dogs. Mas vamos ver, eu acho que filtros post-process é o caminho certo. Afinal visual de qualidade x boa performance é a melhor caminho e ferramentas para isso temos de sobra. []'s
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
É complicado fazer qualquer afirmação sobre o tema. Até agora vimos apenas os "Estúdios GE" soltando games, a partir de outubro +- os "Estúdios To be Player" devem começar a lançar seus games. Lançar game no final do ano é a melhor situação que a empresa "amiga" pode pedir, se o game emplacar e a performance no mesmo for superior a rival, o Papai Noel é garantido e com direito a saco grande. Acho que vamos ver uma nova tendencia no mercado não somente de VGA, mas também de games. Estúdios GE e NVMTBP apoiando seus parceiros e cada uma lançando games com perfil quase que exclusivo para aquele hardware...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Acho que o problema da banda da 660 ti só aparece em casos muito específicos... Existem n possibilidades de configurar um game, certamente aquelas pessoas que querem maximizar tudo, incluindo modos bizarros de AA, nao vão gostar... Mas como falaram aí, fica difícil falar que um jogo cheios de MODs sobrecarregando a memória nao vai pesar, nao acho que a 660 ti vai rodar Skyrim com Mod e coisas similares tão tranqüilamente... E a questão da banda eh uma coisa, tem a quantidade de memória tb, em tese sao apenas 64bits para os últimos 512mb de memória... Aqui a banda deve ser bem restrita... Imagino q deva existir algum gerenciamento inteligente da memória pra nao alocar qualquer coisa nesse espaço... Bom, mas se uma GTX580 ainda roda tudo muito bem, nao precisam se preocupar... Uma suposta 660ti 3gb alocaria memória como? 3gb full? Aí nao existiria a tal restrição... ( ) Ps: já tem 660 ti de 3gb... E já tem Review , precisa de comparações com o modelo padrão...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Dando sequencia a minha linha de raciocinio, me deparei com um dado bem interessante. Esse dado é a performance referente a capacidade de [color=#FFA500][b]texturas[/b][/color] da GTX 660 Ti. Como podemos ver no slide abaixo, a 660 Ti faz bonito! Ficando no patamar de performance da GTX 670 e HD7950 e bem a frente da HD7870 (que é sua verdadeira concorrente). Eu sei que estamos falando de um benchmark sintético, mas isso é uma PISTA do que a GTX 660 Ti pode desempenhar em FUTUROS jogos. [img]http://images.anandtech.com/graphs/graph6159/49217.png[/img] No gráfico abaixo, podemos ver que a GTX 660 Ti desempenha certa de 20% menos desempenho que a GTX 670 quando o assunto é teste de banda. Resultado um tanto normal, afinal estamos falando de uma placa com cortes em suas especificações. E apesar dela ter uma performance de uns 10% abaixo da HD7950, temos que ter em mente que o uso dos filtros post-process o cenário pode ser um pouco diferente. E é claro tem o fato de que a GTX 660 Ti é mais barata... [img]http://images.anandtech.com/graphs/graph6159/49216.png[/img] Quem tiver testes interessantes como esse sobre o assunto, poste e comente. :)
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Vou postar aqui os testes do modelo de 3Gb que encontrei, depois quando chegar em casa eu resgato e leio kkkkkkk. http://hexus.net/tech/reviews/graphics/43797-kfa2-geforce-gtx-660-ti-ex-oc-3gb/ http://www.hardocp.com/article/2012/08/16/galaxy_geforce_gtx_660_ti_gc_3gb_video_card_review http://www.computerbase.de/artikel/grafikkarten/2012/test-nvidia-geforce-gtx-660-ti/7/ http://www.sweclockers.com/recension/15750-nvidia-geforce-gtx-660-ti
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Exatamente, e os modelos 3Gb custam exatamente o preço da HD7950 (~$$330). Os comentários sobre largura de banda me remetem (usando conhecimentos passados) que a diferença entre o Kepler(660Ti) e o Thaiti(HD7950) irão acontecer em um e outro game (Tipo cenários isolados), em resoluções fora da nossa realidade (2560x1600) ou maiores usando configurações 2x 1080p ou 3x 1080p. O fator realidade brasil já comentado não se discute, uma variável que deve ser acrescentada na formula envolvendo disponibilidade e valor final é o fator volume de placas comercializadas aqui no brasil. Não tenho números absolutos, mas em nossas terras a Nvidia domina com folga, um volume maior de importação indica menor valor no mercado. Não sou vidente, mas olhando nosso contexto(Resoluções/Imposto/Disponibilidade), e levando em consideração uma frase postada nesse tópico, 90% de quem esta lendo, ou vai ler este tópico, e claro, precisa de um cartão dessa envergadura, vai escolher a Gtx660Ti. Vejam a Asus Direct C.U II por $$299, não é como antigamente quando o preço de entrada era do cartão de referência mais simples possível, estamos falando de uma série (Asus Direct C.U II) que foi projetada e fabricada justamente pensando no fator Overclock. Nosso papo até aqui é todo ele na base do (Default Clock), quando o fator OC for considerado, ai sim que a HD7950 vai ficar muito, mas muito a desejar (Relação C/B). Que justiça seja feita, quando a AMD apresentar uma 8970 competitiva (Performance/Cost) superior a Nvidia, estes comentários serão citados e os devidos créditos serão feitos (Da mesma forma como agora a Nvidia esta sendo creditada por ter feito a lição de casa).
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Por isso mesmo eu citei o R600. Não adianta criticar o barramento menor quando o chip(GPU) é o mais importante. Jamais esquecer que temos uma MID competindo com uma High (7950) pois a 7870 é carta fora fácil. Fillrate? 7950 ganha no pixel e perde no texture. Tem um pouco a mais de Flops e é melhor na banda de memória. Como é uma mid, jamais devemos esperar que ela se comporte bem usando toneladas de filtros. O comprador desse tipo de VGA é ciente disso. O que podemos analisar das duas empresas até agora? AMD: - Acertou na performance e errou no preço da HD7970. - Errou na performance e no preço da HD7950. - Mids ficaram encalhadas pois o público alvo esperou pelo lançamento da concorrência. Nvidia: - Acertou na performance e no preço da GTX 680. - Acertou na performance e no preço da GTX 670. - Acertou na performance e no preço da GTX 660 Ti
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Dark, na verdade o Chip MID da Nvidia é o GTX 680, essa atual GTX 660Ti deveria ser um cachorro pequeno nessa historia...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Sim, sim. Mas é um chip MID que ocupa os segmentos High e MID com louvor.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
ZOTAC Nervosa na parada com a 660TI O.o http://www.facebook.com/media/set/?set=a.488143537864475.114622.225025000842998&type=1
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Review a alta resoluçao... http://www.hispazone.com/Review/733/4/Zotac-Nvidia-GTX-660-Ti-Amp-Pruebas-de-rendimiento.html
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Pra mim essa definição é bem controversa. Diria que é um mito. Nada justificaria dizer que um chip com die size de 294 mm2 é mid, mas um com 352 mm2 não é. Diria que o certo seria comparar com o que cada empresa tem de melhor a oferecer. Nesse caso tanto o GK104 quanto o Tahiti são high. Melhor definição para o GK104 é que se trata de um chip 'gamer' high-end... Assim como foi a G92, RV770, GF104, Cypress... inclusive é maior que o RV770, RV790 e a G92 revisada(b). A nVidia possui uma classe de chips com die próximos a 500mm2, por conta exclusivamente do recheio de GPGPU. Pra mim, é uma categoria a parte. Então chamar um chip de 350mm2 de high e outro de 300mm2 de mid faz sentido? E chamar tanto um de 550mm2 quanto outro de 350mm2 de high também faz? Começando com o Cayman e principalmente com o Tahiti, a AMD entrou de vez nesse jogo GPGPU, claro que a estratégia de die próximos a 300mm2 iria 'furar'. Pelos padrões anteriores da nvidia, realmente o GF104 seria um chip mid, aí eu concordo. Talvez queiram colocar consumo, banda de memória e outras coisas no meio. Quem sabe. O RV770 tinha uma performance vs area exponencialmente maior que o G200, mesmo com metade do bus... as GDDR5 compensavam o deficit do bus, mas ao mesmo tempo ajudavam o chip a consumir muito... entao a performance vs watt nao era grande coisa. [i]Mas...os chips mid GF104/GF114 já eram similares aos top da AMD, tanto em performance quanto em die size. Se eram mid, então os anteriores da AMD também já eram 'mid', no sentido que o die size era muito menor que o top da nVidia. Certo? E pq o Tahiti, de tamanho similar, se tornou high? [/i] Pra mim a novidade é que a balança de performance x area pendeu bem para a nVidia, onde antes pendia para a AMD. Dentro da margem de erro. Existe 20% de diferença no die size do GK104 para o Tahiti. Do GK104 para o Pitcairn, são 40% de diferença. Se o die size fosse critério, isso já definiria bem onde cada chip deveria se posicionar. Se é pra considerar o GF104 um chip mid, não vejo pq não considerar o Tahiti também... aliás, se não fosse GPGPU, o Tahiti seria ainda menor. Ou a AMD investia nisso, ou iria ficar eternamente olhando a nVidia no retrovisor nessa área. Eu não sou nem contra e nem a favor de definir o GK104 como MID ou HIGH. Fica ao gosto do freguês. Eu sou contra o fato de colocarem os chips em categorias diferentes. Só acho que não faz sentido, nem analisando agora, nem historicamente. Cada um classifica as coisas como quiser. Inclusive se é pra comparar com a 7870 é tão somente por conta de preço vs performance. Aí que entra a queda de preços. Provalmente sem ter como estripar o chip de GPGPU, o Sea Island top vai ficar acima de 400mm2... bem grande para os padrões da AMD. E é melhor a performance em jogos ser boa, caso contrário vai tomar uma bela invertida da nVidia que nenhuma GHZ fake-Edition vai salvar. [ ]
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Para mim, chip MID, chip LOW, chip HIGH, são aqueles que realmente são possíveis de serem construídos e entregues ao público, considerar linhas não fabricadas como reais (ghost chips) não faz a minha praia, mas deixo livre aí para quem queira acreditar nisso. [hr] Pena que usaram poucos jogos.[hr] ---------- Driver inicial liberado pela NVIDIA. http://www.guru3d.com/news/geforce-30568-whql-geforce-gtx-660-ti/
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Zotac faz umas Vgas violentas hein, si eu tivesse uma dessa mudaria o nome dela pra GTX685, deve ser para overclock em uma escala Plutonica, olha a construção do PCB dela.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
E quem disse que não exista outro(s) chip(s)? Para que serviria um GK 110 agora no mercado? Seria uma maravilha se falamos em performance e nosso ego entusiasta/Gamer, mas a nível econômico empresarial seria uma derrota, seria canibalizado pelo GNC com certa facilidade. Usando como base os preços atuais e as conhecidas dificuldades dentro do nodo 28nm, podemos imaginar que uma GTX 680 - GK110 estaria custando sobre os 600-800€, seria rival para o Tahiti no já conhecido e debatido cxb? Adiantaria ter 30%(?) a mais de performance e custar o dobro? É preferível vender (um exemplo) 1000 chips a 800€ ou 10000 chips a 400€? (e tendo uma margem de lucro muito superior) Sem falar na força moral que da ao marketing esses números de cota de mercado. Eu achei valida do ponto de vista empresarial essa jogada da Nvidia, ela vem de momentos conturbados com essas mudanças continuas de nodo e andou perdendo dinheiro e cota de mercado, resolveu não arriscar e ir pelo mais pratico e rentável. Se todos esses argumentos que hoje são pró Nvidia e desprezados por muitos, temperatura, performance x wattios, tamanho do chip e etc... Focem favoráveis a AMD, estaríamos lendo menção a eles a cada postagem e toda potencia do mundo que entregasse o GK110 não seria levado a conta. Falando do mercado profissional, [i][b]IMAGINO[/b][/i] que nos contratos existam(a nível de grande industria e empreendimento)certas clausulas onde se estipula prazos para renovação de hardware. Vou tentar dar um exemplo pratico, a NASA fecha um contrato hoje e nesse contrato estipula que até 2015 não haverá mudança no hardware, bom, não existiria pressa para concorrer com o GNC no computer, certo? Isso pensando a um nível de contratos globais e não somente em 1 caso. O fato da AMD esta com um bom Hardware nessa área não é motivo para soltar uma solução a pressas, esse mercado não é como o domestico, não se gasta 500 ou 2000€ apenas em GPU, se gasta milhões e com certeza a grande maioria do mercado(chuto 90% por deixar uma cifra) não vai mexer em nada até ver o que a NVidia tem a oferecer, porque é um mercado que confia nos seus produtos e não é qualquer cara nova e bonita que vai fazer as coisas mudarem. O review tem até um bom numero de jogos e da uma boa ideia quanto a rendimento nessa resolução.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
[quote='Darktag' pid='248017' dateline='1345235785'] O que podemos analisar das duas empresas até agora? AMD: - Acertou na performance e errou no preço da HD7970. - Errou na performance e no preço da HD7950. - Mids ficaram encalhadas pois o público alvo esperou pelo lançamento da concorrência. Nvidia: - Acertou na performance e no preço da GTX 680. - Acertou na performance e no preço da GTX 670. - Acertou na performance e no preço da GTX 660 Ti
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Se a coisa continua assim, HD7870 e HD7950 R.I.P Hd 7870 -> http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100006519&IsNodeId=1&Description=hd%207870&bop=And&Order=PRICE&PageSize=20 GTX 660Ti -> http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100006519&IsNodeId=1&Description=gtx%20660&bop=And&Order=PRICE&PageSize=20 HD 7950 -> http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100006519&IsNodeId=1&Description=HD%207950&bop=And&Order=PRICE&PageSize=20
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
[quote='Jonny.br' pid='248052' dateline='1345300269'] [quote='Darktag' pid='248017' dateline='1345235785'] O que podemos analisar das duas empresas até agora? AMD: - Acertou na performance e errou no preço da HD7970. - Errou na performance e no preço da HD7950. - Mids ficaram encalhadas pois o público alvo esperou pelo lançamento da concorrência. Nvidia: - Acertou na performance e no preço da GTX 680. - Acertou na performance e no preço da GTX 670. - Acertou na performance e no preço da GTX 660 Ti
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Quando você diz "mercado", teus olhos se voltam apenas para o lado do consumidor. Política de preço é bem mais que isso, não é apenas o que o consumido quer pagar, vai mais além do que o consumidor quer e o quanto ele pode pagar. Mais um exemplo: se o consumidor quer Coca-Cola, não tem no mercado e eu tenho a Pepsi, eu vendo a Pepsi ao preço da Coca-Cola ou continuo com minha vendendo no mesmo preço? Se o mercado quer e pode pagar, é hora de eu ganhar dindin. Os que reclamaram do preço da AMD são os que pagam U$ 100 a mais e para levar a GTX680. Quando citei Intel, não misturei nada, minha referência é ao mercado de um modo geral.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Mas sera que a AMD vendeu tanto assim nos 3 meses que esteve "sozinha" no mercado? Tenho certeza que teria vendido 3x ou 4x mais se tivesse feito como sempre, HD7970 a 350-400$ em janeiro teria vendido muito. O que a AMD fez foi preparar a cama pra Nvidia deitar, jogou o preço la em cima, não esperava a GTX 680 até junho e quando viu, a bomba já estava ativada. Nvidia manteve o preço, jogou o marketing em cima, fez barulho e vendeu em 3 meses o que a AMD vendeu em 6 meses. Se em março a 7970 custasse 100$ menos até geraria algo de duvidas, mas as duas custavam o mesmo, 500$. AMD tem que entender que ela é o patinho feio da historia, lançar primeiro não garante vendas volumosas se não for acompanhado de um preço atraente. Nos grandes centros de consumo, Asia, Europa e America do Norte a Nvidia domina e não é qualquer coisa que vai mudar isso. Se a situação foce tão comoda pra AMD, não teríamos hoje as GHz's no mercado, no qual acredito ser o 2º principal mercado do mundo, a GTX 660Ti esta no mesmo preço da HD 7870, e espanca ela, custa um tanto menos que a HD 7950 e esta praticamente no mesmo nível, esse é o mercado onde a briga se prologa. Fato inusitado era ver na Steam a GTX 680/70 ter mais % de representação que as MID GNC. A Nvidia, como AMD, já venderam as High End que tinham que vender, o que entrar daqui pra frente é o troco pro garçom. O mercado entusiasta, o grosso desse mercado, já fez sua escolha, passou no caixa e faturou, agora a briga vai ser no mercado MID, esse sim gera vendas o ano todo, digo vendas de forma frenética e não somente esporádica como o High End.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Jhonny está certíssimo, AMD lançou primeiro, tem direito de fazer o preço que bem entenda, no passado distante, NVIDIA lançou primeiro também sua DX10 e fez o mesmo. Mercado é isso, complexo sempre.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Mas, quem disse que não pode? O problema é dela, os riscos são dela e quem deixou de ganhar milhões foi ela :mole: Quando no caso das GTX8000, NVidia não tinha concorrência mesmo, R600 era uma lenda urbana. Era um cenário MUITO diferente do atual. Quando li o Jonny comparando Intel vs AMD e dizer que a situação se ajusta a AMD vs Nvidia, eu ri, muito, Intel esta sozinha no mercado de CPU a quantos anos? A NVidia, pese a tudo, ainda é a LIDER do mercado, vende pra caramba e tem muita força, TOTALMENTE ao revés no caso da AMD e suas CPUs, que não vendem e é um mercado onde a AMD ja perdeu muita expressão.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Bem, entre a 660Ti a $299 e a 7950 a $319, considero a VGA da ATI um ótimo investimento sim (pelos valores Newegg). Na verdade acho até melhor negócio que o modelo da NVIdia, visto que este modelo tem um consumo moderado, uma boa banda de memória e um desempenho razoavelmente superior. De tudo, o que não dá para engolir é a 7870 a $279 com rebate ($299 preço comum). Esta sim deveria estar custando a muito tempo atrás de $199 a $229 para ser um bom negócio e vender como água.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Sua Pepsi não venderá. O que funciona em determinado mercado, não funciona em outro, logo não é possível fazer uma comparação justa entre mercados. Fazer isso é desprezar particularidades do mercado e o cenário em que se encontra. Sobre a frase "Os que reclamaram do preço da AMD são os que pagam U$ 100 a mais e para levar a GTX680." Você misturou as coisas de novo. Eu comparei preços e épocas de lançamento. Você está falando da atualidade e em um segmento que vende mais no primeiro trimestre de lançamento e pelo que vimos, a AMD foi obrigada a baixar o preço por causa da GTX 670, não da GTX 680. Placa esta que já vendeu o máximo que podia e agora venderá uma aqui e outra ali até a próxima geração, pois a época de competitividade entre ela e a HD 7970 já passou.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
[/quote] Sua Pepsi não venderá. O que funciona em determinado mercado, não funciona em outro, logo não é possível fazer uma comparação justa entre mercados. Fazer isso é desprezar particularidades do mercado e o cenário em que se encontra. Sobre a frase "Os que reclamaram do preço da AMD são os que pagam U$ 100 a mais e para levar a GTX680." Você misturou as coisas de novo. Eu comparei preços e épocas de lançamento. Você está falando da atualidade e em um segmento que vende mais no primeiro trimestre de lançamento e pelo que vimos, a AMD foi obrigada a baixar o preço por causa da GTX 670, não da GTX 680. Placa esta que já vendeu o máximo que podia e agora venderá uma aqui e outra ali até a próxima geração, pois a época de competitividade entre ela e a HD 7970 já passou. [/quote] Funcionaria se o panorama da atual geração de games pedisse por mais poder de processamento. Funcionaria se os consumidores fossem mais críticos e comprassem os produtos pelo que eles são e não pela marca de seu fabricante. Vai funcionar para uma parcela do mercado mais atenta e de mente mais aberta as boas novidades.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Tu te apegas a marcas, eu falo de oportunidades de negócios, eis ai tua confusão. Só me baseando num calculo simples e sem pesquisar, me corrijam se eu estiver errado. Para você que julgas as oportunidades de negócios acompanhando desenrolar de marcas X vs Y. Na é poca do lançamento da HD 7970, se não me falha a memória, uma GTX580 custava a bagatela de U$ 499,00 e se compararmos a HD 7970 em termo de performance fica entre 15~20% dependendo dos olhos de quem as avalia; digamos que a AMD entregou 18% de performance cobrando apenas 10% sobre o preço do produto concorrente, enquanto que, a Nvidia se tivesse concebido o GTX 680, poderia cobrar U$ 599,00 se o produto concorrente fosse o mesmo GTX 580, pois o mercado estava acostumado a pagar tal preço por ele. Isso chama-se Oportunidade de Negócio, é ter o produto certo, na hora certa, no preço que o mercado pode pagar, assim se ganha dinheiro. Se bem me lembro, a HD 6970 chegou ao mercado custando U$ 370,00 e agora pergunto, Vendeu mais que HD 7970 antes do concorrente lançar GTX 580 com míseras 10% de incremento de performance mas custando 35% mais? também pergunto, a GTX 580 deixou de vender por isso? Ops... não tenho estes números agora..rs...
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Existe uma outra variante que você esta desprezando acredito que inconscientemente, o poder do nome, da marca. Talvez se ainda se chamasse ATI emplacava mais vendas usando essa sua logica, é uma opinião pessoal minha. Parece bobeira o que vou dizer, mas existe consumidor Intel que não compra VGA AMD por ser AMD, por julgar ser de baixa qualidade por associar o nome AMD ao todo, CPU e VGA e achar que tudo tem o mesmo potencial. A GTX 580 chegou antes da HD 6970, não?
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Review fresquinho do Café Criminal. 2Way GTX 660 Ti usando 5760x1080 como resolução, um esculacho de VGA! http://www.criminalcafe.com/showthread.php?9531-GTX660ti-em-m%E3os!!-SLI-e-single-full-hd-e-surround-review&p=133933#post133933
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Eu como empresa dona da marca Y (subjulgada em relação à marca X), reduziria meu lucro tentando atrair este público? então eu assim forcaria meu cliente a reduzir seu orçamento ou com produto bom e competitivo (o que garante credibilidade junto ao meu cliente) eu estimularia meu cliente a expandir (poder de compra) seu orçamento? Ops.. tens razão, GTX 580 é de novembro de 2010 e HD 6970 é de dezembro de 2010. Ops.. não sou o dono da verdade.... estamos apena debatendo política de preço.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Palavras do Criminal: "- Quer jogar com FXAA high ou 8x MSAA? na boa ,tirando o fps(o msaa pesa pacas) nem ninja saberia qual screen usa FXAA e qual usa MSAA .." :popcorn:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
O marketing feito pelo consumidor é importante, mas não o mais efetivo, e ficou provado que o mercado não respondeu a chamada da AMD, esperou a NVidia pra tomar sua decisão, a GTX 680 teve em 3 meses mais vendas que a HD 7970 em 6 meses, GTX 670/80 venderam mais que toda linha HD7000, com base em números do mês passado. Qualquer um se equivoca numa data, isso é normal, no problema! :035:[hr] Imagino que a essa resolução o 8xAA fica realmente sem sentido. Mas é aquilo, nos atuais dias, qualquer coisa abaixo de 8xAA é lixo para alguns, sendo que entro 8xAA e 4xAA a diferença é somente o HIT... :riririri:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
parece bobeira mesmo, esse raciocínio não fecha quando vemos que a AMD liderou todos estes anos o ranking das vgas DX11 . E na boa, consumidor que acha que vga amd é de baixa qualidade de duas uma, ou ele é ignorante no assunto, ou só teve acesso ou usou NVIDIA sempre, e desconhece o que existe a mais no mercado. ;) E sim, a 580 chegou quase 2 meses antes da 6970, mas aí até é justificável, já que NVIDIA teve que refazer a estrutura de refrigeração do Fermi e fez um segundo launch daquela geração.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Esse é o tipo de 'bate-boca' que não leva a lugar nenhum. Entendo os pontos de vistas e nenhum é injustificavel, mas já fico claro aqui que cada um aqui já tem uma opinião definida a respeito. O que importa é preço de hoje praticado e suas consequências, a qual já são bem claras para todos os bem informados. hummmm vou dar uma olhada nessa review. Valeu Handro. Uma placa, de marca a qual poucos se intensam não é válido como comparativo de preço. O que importa é a média dos preços e na média a HD7950 ainda custa [color=#FFD700][b]$350[/b][/color], o que é caro.
Bem...:
Na questão de marca não da para comparar, Nvidia é nome em VGA, top of mind que transpira qualidade e quando ela cobra caro sempre tem os infelizes que compram. Não adianta a AMD lançar o produto custando menos porque os consumidores da marca Nvidia sempre vão comprá-las quando surgir a oportunidade se forem melhores. Eu concordo que foi uma situação um tanto exagerada, 520 obamas é um preço muito alto considerando que a GTX 580 já tinha um preço abusivo. Mas, se formos ver por esse ponto temos que agradecer esse preço para forçar o Kepler a se manter no limite. Se a AMD não tivesse colocado sua placa top no limite do preço do segmento e lançado algo muito bom com três meses de antecedência a Nvidia poderia ter resolvido cobrar 600 obamas pela gtx 680 e o povo estaria ferrado. No mas, existe um motivo maior para o preço enorme de lançamento da 7970 que todos estão ignorando, eu falo de disponibilidade. Demanda é influênciada por preço e as pessoas estão criticando a AMD por um preço alto quando a TSMC estava muito abaixo do nível de produção necessário para cobrir a demanda da Southern Islands e do Kepler. De nada adiantaria a AMD lançar barato, vender litros e não ter placas para atender a necessidade de todos, seria outro maldito paper launch; o povo iria reclamar que não encontra AMD em lugar nenhum e iria esperar até a Nvidia lançar do mesmo jeito. Veja como foi sofrido arranjar uma GTX 680, a disponibilidade nos primeiros 5 meses foi péssima e só os muito determinados brasileiro #cough#Shaft#cough# que não desistem nunca apanharam para conseguir uma. Diga-se também os pobres coitados que ficaram 2 meses com uma placa na alfandega. Até o glorioso Handrox teve que sair no páu na Europa para tascar a dele. Eu pergunto aos senhores, se a AMD tivesse lançado sua 7970 por $399, mas vocês tivessem de passar pelo mesmo inferno que passaram para conseguir a GTX 680 vocês teriam ido até o fim como foram?
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Como você aumenta as coisas Cacique, pelo amor de deus... Mas respondendo sua pergunta, se a AMD tivesse lançado a $399 sua HD7970 eu teria comprado, mesmo usando 3D Vision.
RE: Bem...:
Iriam.... :ririririri:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Guarani, comprei minha VGA no dia do Launcher as 2:00 AM. Meu numero de espera na fila era o 963, agora, comprei numa loja de porte médio na Espanha, imagina os grandes armazéns como deveriam estar vendendo, realmente esperei, realmente a disponibilidade foi aquém do esperado, mas vamos dizer também que a VGA vendeu um absurdo no lançamento e isso condicionou muito a entrega nos 1ºs dias. Vamos dizer que a TSMC bagunçou para os dois lados e não somente a NVidia ou a AMD.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
NV está reclamando ainda de baixa disponibilidade por parte da TSMC, não sei que até que ponto isso está influenciando nas vendas dela e também da AMD, mas se NV está gritando, é pq tem algo ainda não resolvido.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Demanda é grande, qualidade de fabricação não é das melhores. Óbvio que ela vai reclamar e com toda razão. Mas não é um problema mor, a disponibilidade é boa e a prova disso são os sites que estão vendendo. Vale lembrar que a NVIDIA maximizou sua produção de placas baseada em apenas 1 chip, ou seja, aproveitamento mor em cade wafer.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Me parece meio obvio, AMD vende menos e ainda que a TSMC lhe entregue um numero reduzido de chips, ela pode equilibrar a balança, ja NVidia não pode fazer isso, tem um maior volume de vendas e precisa de um grande numero de chips...
RE: Bem...:
Guarani foi ÉPICO agora. Eu adoro a argumentação seletiva... nessa geração vale isso, mas não vale aquilo, mas vale esse jogo, mas não vale aquele e o concorrente não pode baixar o preço, mas a outra pode atrasar os lançamentos em 3, 6, 9 , 12, truco, meses! [ ]
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Sempre foi assim, a diferença que agora tem gente tomando as dores da AMD. ohhh Que peninha! =( Falta do que comentar da nisso. Páginas atras tem uma serie de assunto interessantes a serem debatidos, mas que deram a lugar a mimimi que não acrescenta em nada. Vocês já foram melhores. []'s
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
:EAP: [hr] Ia depender né, sejamos um pouco mais inteligente. Se custando 380€ a HD 7970 demorasse mais de 2 meses pra estar em mãos, já valeria a pena esperar pela GTX 680 e ver oq fazer, dois comentários inútil esse de vocês... :wink:
Bem...:
Você meio que validou minha hipotese... :mali1: Voltando ao tópico, alguém sabe como anda a disponibilidade da GTX 660Ti?
RE: Bem...:
Em estoque. http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814130812 http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814125440 http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814127696
RE: Bem...:
Mas essa é a realidade, se acontece tal situação, a falta de 1 mês, o certo é esperar, qual o erro digno de critica ou piada ai? :hein:
Bem...:
Nada a declarar... :legal: Alguém sabe se já está a venda no Brasil?
RE: Bem...:
Ainda não. Com essa greve então, deve demorar até o fim do mês no mínimo.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
nem me fale em greve...:desconfiado:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
o que é mais forte, SLI de GTX660TI ou GTX 680? duh, claro q é o sli, que está funcionando bem em todos os games testados. http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=971&Itemid=72&limit=1&limitstart=7 PS. é uma pena ver a performance da HD6990 inconsistente em alguns casos importantes como BF3 ,HEAVEN3, LP2(NV) e BATMANAC(NV). =(
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Convenhamos, esse SLI ainda pode render mais né? Pena que a AMD deixou de lado a HD6990, pois o que não faltou para ela foi tempo para melhor os drives nesses jogos. BF3 então, o game mais jogado atualmente, ela deveria ter se dedicado melhor.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
É uma boa pedida mesmo esse SLI.....
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
pois é, 6990 é para competir superior a GTX 680, mas parece que AMD não está preocupada muito em manter a performance dela. é uma pena, pois os que pagaram seus 2500-3000 R$ por ela lá no passado, não devem pensar em ir para uma futura solução dual novamente da empresa. AMD não pode ter falhas como essas para um produto high-end top como a 6990, se ela fosse umas 5 gerações atrás, até daria para entender, mas não é o caso.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Disse tudo.
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
Visitas em casa!!! :035::035::palmas::palmas:
RE: [REVIEW OFICIAL] NVIDIA GTX 660:
O SLI de GTX 660 Ti logicamente será mais forte que a GTX 680. Oras, GTX 660 Ti só tem menos ROPs e menor barramento. Características que afetam mais o uso de filtros. Basta não usar filtros pesados ou níveis estratosféricos que a placa encosta na GTX 670. Basta verificar a diferença de performance entre a GTX 680 e a GTX 660 ti no Metro 2033, por exemplo. Apenas 5,4 fps de diferença em performance, mas a diferença no preço é bem maior. Esse SLI renderá bem mais com futuros drivers.